A taxa de inflação homóloga de Fevereiro de 2011, em comparação com o mesmo mês em 2010, cifrou-se nos 3.5%, menos do que em Janeiro de 2011, quando a inflação homóloga atingiu os 3.6%, segundo os dados recentemente revelados pelo Instituto Nacional de Estatística.
Esta taxa reflecte o aumento dos preços de vários produtos de consumo, sendo certo que os que mais aumentaram de preço entre Fevereiro de 2010 e Fevereiro de 2011, foram os transportes, habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis, produtos alimentares e bebidas não alcóolicas.
Já a desaceleração do índice de preços no consumidor em relação ao mês de Janeiro explica-se com a queda nos preços do vestuário e calçado (6.3 %), relacionada com a época de “Saldos”.
A variação homóloga de preços prevista para a zona euro deverá rondar os 2.4 %, ou seja, menos 1.1 % do que em Portugal.
A inflação subjacente, que exclui energia e os bens alimentares, foi de 1.9 %, menos 0.2 % do que no mês anterior.
Entretetanto, o Banco Central Europeu anunciou que irá proceder a uma subida da taxa de juro, em Abril, e é possível que o mesmo aconteça novamente antes do fim do ano.
Tiago Matos Rendeiro
Gabinete de Advogados António Vilar & Associados
Sem comentários:
Enviar um comentário