Haverá cerca de 5 milhões de portugueses no estrangeiro, muitos deles em altos cargos em grandes empresas ou titulares dos seus próprios negócios. Estes estão geralmente abertos a uma relação de colaboradores e ajuda a outras empresas portuguesas que se queiram internacionalizar e que podem encontrar aí uma parceria ou fonte de informações e aconselhamento aos seus investimentos. Há também uma parte pequena desses empresários que fazem investimentos em Portugal, no seu sector, ou em sectores como sejam os empreendimentos turísticos ou imobiliários.
Os portugueses da diáspora estão representados em termos empresariais através de associações empresariais locais, câmaras de comércio e existe também a confederação mundial de empresários de língua portuguesa, que se tornam embaixadores de Portugal nos países onde se encontram e servem como apoio aos empresários portugueses que se queiram internalizar.
O nosso gabinete privilegiou sempre os contatos com os portugueses no estrangeiro e tem acompanhado aqueles que, detentores de "savoir fair" avançado se pretende instalar em Portugal.
(Tema da Newsletter nº 13 da 1ª quinzena de setembro, clique aqui para a subscrever)
António Vilar
Gabinete de Advogados António Vilar & Associados
Sem comentários:
Enviar um comentário