sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A internacionalização das empresas


Os empresários portugueses sempre demonstraram uma grande abertura a novos mercados, até pela limitada dimensão do mercado interno português. A internacionalização é um processo crucial para o desenvolvimento e crescimento de qualquer empresa, e, por isso, para a economia portuguesa.
As políticas de incentivo à internacionalização, consideradas como prioritárias por vários e sucessivos governos, esbarram quase sempre nos mesmos obstáculos, como, por exemplo, a escassez de grandes empresas que caracteriza o tecido empresarial português, maioritariamente constituído por PME.
Ora, as grandes empresas são muitas vezes importantes para o processo de internacionalização das PME, na medida em que, em regra, estão melhor dimensionadas, possuem mais experiência em mercados internacionais, e têm maior capacidade de inovação. Além disso, podem, abrir novas oportunidades para as PME, no mercado nacional, e melhores possibilidades de sucesso no mercado internacional em causa.
Os empresários devem, por isso, encarar as grandes empresas como aliadas estratégicas e não como forças estranguladoras das PME. De facto, a expansão e crescimento das PME (nomeadamente a sua internacionalização), torna-se muito mais difícil se não existirem grandes empresas. Não obstante, a realidade demonstra que quando uma operação destas é bem planeada, com uma cuidada análise das vantegens competitivas, dos custos da operação, e das barreiras do mercado em causa, nenhum obstáculo é intransponível.
A nossa aposta é estabelecer parcerias!
Tiago Rendeiro de Matos

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