terça-feira, 5 de abril de 2011

Língua Portuguesa e os negócios


A língua portuguesa tem importância na medida em que unifica, exerce impacto a vários níveis nas economias, na dinamização de trocas comerciais, no desenvolvimento de ligações políticas e sociais, na permuta de ideias e no fluxo de pessoas.
A língua é muito importante para o país, pois quanto maior o número de pessoas a falar a nossa língua, maiores os seus efeitos positivos nos negócios.
Sendo a língua portuguesa a quinta mais falada à escala global, além de Portugal, é também, a língua oficial em Angola, em Cabo-Verde, na Guiné-Bissau, em Moçambique, em são Tomé e Príncipe, em Timor-leste, entre outros.
A nossa língua encontra-se, assim, espalhada por múltiplas áreas geográficas do globo, chegando a todos os continentes.
Dados estatísticos de 2009 dos países, de Língua oficial Portuguesa:
·                    O Produto Interno Bruto (PIB) representou 2.7% do PIB mundial, em 2009;
·                     O volume de exportações representou 2.2% das exportações e 2% das importações a nível mundial, em 2009;
·                    Estima-se que a língua portuguesa represente 17% do PIB nacional, quase 1/5 da actividade económica directamente relacionada com a língua.
Em suma, é de destacar a importância dos tradicionais “trabalhadores da língua” (poetas, escritores e cantores), pois são impulsionadores da notoriedade da nossa língua, mas também desportistas e empresários são promotores da actividade económica e dinamizadores de negócios.
Os empresários têm sabido explorar esta vantagem competitiva, de modo a impulsionar as movimentações económicas para além das fronteiras nacionais.  

Juliana Mota
Gabinete de Advogados António Vilar & Associados

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