segunda-feira, 4 de abril de 2011

Os portugueses espalhados pelo Mundo!


Existem muitos portugueses espalhados pelo mundo, no entanto, estes números não estão, ainda, apurados com exactidão. Essencialmente, estão concentrados na Europa, na América (Norte e Sul) e em África, sendo que neste, a tendência será o crescimento do número de portugueses.
De acordo com dados estatísticos, estão presentes nos EUA cerca de 1 milhão e 400 mil portugueses, no Brasil rondam os 700 mil e na Venezuela 300 mil. Na Europa verifica-se uma variação de 800 mil a 1 milhão, que representam a 1ª geração, ou seja, emigrantes dos anos 60 e 70 que tiveram como destino a França, Alemanha, Luxemburgo e posteriormente Suíça e Reino Unido.
Quanto aos países africanos, verificam-se cerca de 300 mil portugueses na África do Sul. Em Angola verifica-se a existência de uma comunidade de cerca de 80 mil portugueses, que se deslocam devido às necessidades inerentes ao crescimento que se tem verificado naquele país.
Os imigrantes portugueses têm algumas formas de investimento em Portugal, nomeadamente, com os tradicionais envios de poupanças, que vão ficando cada vez mais enraizados nos países de acolhimento diminuindo o hábito. Contudo, continua a ser uma fonte de liquidez para a economia portuguesa.
Outra forma de investimento é a criação do seu próprio negócio e o investimento imobiliário, quando regressam a Portugal na idade de reforma. Um exemplo, é o de algumas capitais distritais em que as cidades foram crescendo e os emigrantes foram os principais investidores na construção do património imobiliário.
Outros imigrantes tornam-se empresários nos países de acolhimento e desta forma, muitas vezes, prestam apoio a empresas portuguesas na sua internacionalização. Parte destes empresários investem em Portugal no seu sector, ou então em empreendimentos turísticos ou imobiliários.
As relações económicas entre Portugal e os imigrantes portugueses nos países de acolhimento são, ainda, importantes e ajudam a aumentar o nosso PIB. A AICEP é a responsável pela captação de investimento estrangeiro, constituindo um ponto de contacto e dinamizador de investimentos dentro e fora de Portugal.
Portugal tem ao dispor projectos de investimento específicos, desde apoios e estímulos, que estão ao dispor de qualquer investidor que resida no estrangeiro. 

Juliana Mota
Gabinete de Advogados António Vilar & Associados

Sem comentários:

Enviar um comentário