terça-feira, 28 de junho de 2011

Energia eólica: Portugal vai ter primeiro atlas nacional de aves migratórias


 
Portugal vai ter, até final de 2012, o primeiro atlas nacional de aves migratórias, através de um projecto que arranca a 1 de Agosto, mas é apresentado ao público esta terça-feira, na Universidade de Évora, segundo o jornal Ciência Hoje.
Com um investimento de cerca de 300 mil euros, suportado, sobretudo, pelo Fundo EDP Biodiversidade, o projecto analisará a distribuição e abundância das aves migratórias que passam por Portugal fora do período reprodutor, um período que ainda não tinha sido abrangido no país. O objectivo é complementar a informação já existente sobre as aves nidificantes, cuja distribuição no território continental já foi estudada e originou dois atlas.
A informação recolhida, com a ajuda de 400 voluntários, pode usar-se e sobrepor-se com cartografia, dando a conhecer as espécies que podem ser encontradas, as mais abundantes e as ameaçadas, o que permitirá decisões mais fundamentadas no que toca à gestão da biodiversidade e planeamento do território.
Portugal encontra-se em plena rota de migração para diversas espécies aquáticas, portanto tem uma posição privilegiada. Além disso, é local de migração para aves de rapina, entre outras, e o projecto de observação para dar a conhecer uma série de informações acerca destas situações menos estudadas.
O Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal envolve a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), o Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora, a Secretaria Regional de Ambiente e do Mar dos Açores, o Parque Natural da Madeira e a Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves.
Fonte: Greensavers.pt 
Amílcar César Fernandes
Gabinete de Advogados António Vilar & Associados

Sem comentários:

Enviar um comentário