quinta-feira, 17 de março de 2011

Investimentos Financeiros

Os denominados investimentos sem risco podem ser verdadeiramente arriscados.
A falta de informação dos consumidores é um grande problema do mercado. Este só será verdadeiramente transparente se os consumidores o conhecerem suficientemente e estiverem validamente esclarecidos sobre os bens transaccionáveis, as suas alternativas e os direitos que detêm.
Este ponto, a falta de informação dos consumidores, é especialmente crítico no que concerne à correcta utilização dos produtos financeiros. Face à oferta existente no mercado, o consumidor, enquanto leigo, pode ser induzido em erro, nomeadamente quanto ao risco assumido. Desde logo, um produto que não seja sem risco, pode facilmente ser percepcionado como tal pelos consumidores.
A Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM) é a entidade responsável pela fiscalização dos produtos financeiros. Esta entidade vem registando um considerável número de queixas, nomeadamente relativas à desadequação entre os produtos vendidos e as necessidades e perfis dos consumidores.
A publicidade feita aos produtos financeiros, bem como a informação prestada no momento da sua aquisição, deveria ser muito mais controlada e restrita. Porém, assim não acontece. Neste sentido, é necessário um grande cuidado aquando da aquisição de produtos financeiros. Por outro lado, deve ser apresentada queixa à CMVM em caso de algum problema resultar com o produto em causa. Para prevenir, o aconselhável será a obtenção de aconselhamento antes de optar por um produto financeiro.

Daniel Torres Gonçalves
Gabinete de Advogados António Vilar & Associados

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